Gastronomia

[Gastronomia][bsummary]

Cultura

[Cultura][bigposts]

Saúde

[Saúde][twocolumns]

No jogo da vida, a Quina é um prato cheio

Por Eduarda D'Emery


Para quem vive no eixo norte/sul do Recife, perde a oportunidade de ter boas surpresas na zona oeste da cidade. O Quina da Linguiça, na Várzea, é uma delas. O bar e charcurtaria é comandado pelo chef Rafha Diniz e o empresário João Paulo Almeida e fica bem no coração do segundo maior bairro da Capital Pernambucana.

Para quem não conhece - o que é um pecado um recifense não conhecer a sua cidade - a Várzea é um bairro residencial e de forte atividade cultural, principalmente em sua praça. Mas de um tempo pra cá a gastronomia tem se destacado por lá também. O Quina da Linguiça, por exemplo, é só um dos vários estabelecimentos que merecem destaque na região, todos vizinhos, e que já podemos até ousar chamar de polo gastronômico.

Do cardápio, enxuto, mas certeiro ao que se propõe, o chope vem no ponto. Na medida que o calor da nossa terra exige (e eu também). Mas para quem não curte o lúpulo fermentado, as clássicas caipirinhas ou caipiroscas estão lá garantindo a alegria de quem as prefere. Para quem não bebe, o chá mate é uma grata supresa, podendo ser escolhido na versão com limão ou maracujá.

Da cozinha, vários sandubas caprichados, suculentos, cheios de sabor e técnica. Tudo à base de linguiça feita artesanalmente pelo chef. Também tem hambúguer produzido na casa. O torresmo de pancetta acompanhado de geleia de limão com pimenta combina a crocância que todo mundo quer com a acidez perfeita do molho, pronunciando ainda mais o sabor do prato. Já a costelinha defumada, que acompanha o mesmo molho, não chega a derreter na boca, mas a mordida suculeta faz o paladar feliz.

O chope segue combinando com mais preparações. A croqueta de macaxeira com linguiça (vem três unidades. Peça só pra você. Não divida!) combina direitinho com o molho de alho e limão. É suculenta, crocante por fora e macia por dentro. E, por fim, a queridinha da casa, e não à toa, a generosa porção de batata frita misturada com pernil defumado e desfiado, finalizado com raspas de limão e acompanhado de ketchup de goiabada é a certeza de que o cliente voltará em breve para experimentar o que ainda falta.

Serviço:
Quina da Linguiça
Rua Bulandy, nº 620A, Várzea.
Quarta, quinta e domingo, das 17h às 22h; sexta e sábado, das 17h às 22h.
@quinadalinguica

Nenhum comentário:

Postar um comentário